Contração muscular involuntária

Para falarmos sobre a contração muscular involuntária causada pela espasticidade precisamos primeiro entender a funcionalidade dos músculos agonistas e antagonistas.

Os músculos agonistas são responsáveis pelo movimento, já os músculos antagonistas realizam a ação contrária à esperada. Quando dobramos o cotovelo, os músculos anteriores do braço se contraem, quando os músculos posteriores relaxam de forma natural e inconsciente. No caso de pacientes com espasticidade, a contração e relaxamento dos músculos que antes eram de forma natural e involuntária, não é mais possível.

A principal causa de espasticidade em crianças é a paralisia cerebral e seu conjunto de problemas como malformação do sistema nervoso, infecções e falta de oxigenação. A criança possivelmente precisará de ajuda para tarefas simples como comer, tomar banho e brincar.

É importante investigar a causa da espasticidade, pois ela não é a doença em sí, e sim um sinal clínico que de outras doenças acometem o paciente e o reflexo disso é a rigidez muscular

O tratamento é realizado através de acompanhamento multidisciplinar, ou seja, vários profissionais de diferentes áreas que se complementa garantindo um tratamento completo ao paciente. Dependendo do causador e do grau, o tratamento pode ser através de medicamentos neurológicos ou até mesmo cirurgia, como a rizotomia dorsal seletiva ou a implantação da bomba de baclofeno para inserir o medicamento diretamente na coluna.

 

Marque sua consulta agora:

Email: contato@draanacarolinaortega.com.br

Telefone: (11) 3251-0013

WhatsApp: (11) 91101-0315

Endereço: Av Paulista, 91 – cj 110 CEP: 01311-000

#neurocirurgiao #tumorcerebral #aneurisma #epilepsia #tumornocerebro #neuropediatria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *